Respondendo a sua pergunta sobre o desgaste:
O desgaste visto no treino faz sentido, o que não se pode considerar é que ele seja linear. Conforme o pneu desgasta, ocorre uma diminuição no percentual volta a volta.
Más, por exemplo, o pneu SS tem 17% de desgaste, más já ví gente dar 10 voltas na corrida com esse pneu, sinceramente não dá pra entender o jogo as vezes
Mas isso varia com o ritmo que vc impõe ao piloto. Se vc colocar SS ele terá um desgaste de 17% em ritmo agressivo, porém em conservador ou muito conservador esse consumo vai diminuir. Então depende muito da sua estratégia. Tal como na vida real, se vc sair rasgando,correndo feito louco, gastará mais borracha que se correr com mais cuidado. Por isso também que há o termômetro que te mostra a temperatura dos pneus durante a corrida,pois pneu fervendo tambem aumenta o consumo
G.C., os 17% observados em treino equivalem a uma volta a 3/5. Porém o pneu não possui um desgaste linear, isto é ele irá perdendo menos porcentagem com o passar das voltas. Por isso @Markyn, dá pra correr mais voltas do que se for considerado simplesmente um desgaste de 17% para TODAS as voltas.