Tudo começa com um bom conjunto de especialidade e fraqueza.
Ter um Designer Chefe (DC) com um dos 4 atributos principais como especialidade e um dos dois atributos que não influenciam no carro (resfriamento e confiabilidade) como fraqueza já é um excelente começo.
Conforme explicado no tópico
Um guia para o sucesso no iGP, na sessão 3.1 é apresentado como modificar a especialidade e fraqueza de seu Designer.
As taxas de ganho por corrida também são tratadas neste mesmo guia (ver sessão 3.1.1), elas são: 3 pontos de design na especialidade, 1 ponto de design na fraqueza e 2 pontos de design nos demais atributos.
Por isso, considerando uma equipe da Elite em uma Liga de 22 corridas, pode-se calcular como virá o carro para 1, 2, 3 e 4 DCs:
Qtd. Designer | Top1 | Top2 | Top3 | Top4 | Total
1 66 44 44 44 198
2 55 55 44 44 198
3 52 51 51 44 198
4 50 50 49 49 198
É possível ver que os pontos totais não serão afetados por nenhum arredondamento, uma vez que as taxas são todas números inteiros. Isto significa que se você quiser pode ficar com 1 Designer durante toda a temporada.
Ressalto ainda que a pesquisa feita em um atributo cujo Designer é especialista trará 10% de bônus associado aos pontos que viriam normalmente. Para maiores informações e um exemplo, veja o item 2.2 (Revisão) do guia mencionado acima.